Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O rádio está em alta em Curitiba quando o assunto é audiência, segundo a última pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. O meio FM local apresentou um crescimento consistente em sua média de ouvintes por minuto quando comparado com a medição passada, elevando o rádio curitibano para um patamar superior às médias que são registradas com frequência desde 2017. A maioria das estações medidas auxiliaram diretamente nessa alta. A outra novidade é o aparecimento da primeira eFM (estação em FM estendido) como assinante da pesquisa.
Os maiores volumes de audiência do rádio curitibano ajudaram diretamente na alta do rádio local. A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo), líder isolada desde 2020, foi uma das emissoras que impulsionaram o meio ao variar de forma positiva em audiência nos principais períodos da medição. Esse avanço auxiliou a líder a defender a sua condição de isolada no topo, já que a 98 FM 98.9 (popular/hits) também apresentou um crescimento consistente de audiência, sendo o melhor número obtido pela vice-líder geral desde a virada para o segundo semestre de 2021.
A Caiobá FM 102.3 (popular/hits) também auxiliou diretamente nessa alta do FM curitibano e, de novidade, retomou a terceira colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora ficou fora do top 3 em filtros gerais nas duas últimas medições, cedendo espaços para a sua “irmã de grupo”, a Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo). Agora, mesmo com a estabilidade em patamar histórico da 105.5 FM, a Caiobá recuperou a sua condição no top 3.
Também foi destaque o novo avanço observado na média de audiência da Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), estação que aparece novamente um pouco mais próxima das FMs que disputam uma colocação no top 3 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 103.9 FM vem de uma sequência positiva consistente de audiência, ampliando a sua média conforme a pesquisa é atualizada.
A Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) é a emissora mais próxima do top 5 nos principais períodos da pesquisa e registrou um crescimento consistente de audiência na comparação com a pesquisa anterior. O volume atual da 93.9 FM é um dos mais altos a serem registrados pela rádio, também sendo o seu índice mais elevado nas últimas cinco atualizações.
Mais destaques
A sequência do ranking FM em filtros gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a Clube FM 101.5 (popular/hits) e uma FM não assinante da pesquisa, estações que aparecem com valores superiores aos índices registrados na medição passada.
Destaque para a Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), rádio que segue evoluindo bem em audiência e cravou uma de suas melhores marcas recentes de audiência. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 100.3 FM já aparece mais próxima da Clube FM do que das emissoras que aparecem na sequência do ranking de audiência.
eFM assinante de pesquisa em destaque
A pesquisa da Kantar IBOPE Media já tem mostrado os volumes de audiência registrados por estações em eFM (FM estendido) em praças como São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, mas na maioria dos casos indicando como “não assinantes da pesquisa”. No ar desde o final de maio passado, a Rádio Banda B FM 79.3 passou a aparecer como uma assinante da medição FM. E o resultado pode ser considerado um case para a faixa eFM: a 79.3 FM já aparece em disputa pela décima colocação nos principais períodos da pesquisa, sendo a média mais próxima da BandNews FM 96.3 (jornalismo), estação que completa o top 10.
Vale destacar que o valor relacionado à Banda B não considera a soma com a faixa AM, onde a rádio ainda opera em 550 AM. Neste caso, segundo a pesquisa, é a média de audiência concentrada na nova sintonia, a 79.3 FM.