Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

98 FM se mantém como líder geral em Curitiba

O rádio de Curitiba também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, resultado que foi conhecido pelo mercado na última segunda-feira (13). Segundo o instituto, a pesquisa atual ainda contou com pesquisadores nas ruas até o dia 19 do mês passado. A Kantar afirma que houve uma “duplicação” dessas entrevistas “face to face” para que “seja preservada a granularidade de análises”. E foram utilizados processos estatísticos para manter a proporção entre entrevistas realizadas “face to face” e online.

No geral o FM de Curitiba viu uma oscilação negativa em sua média de audiência, isso na comparação com a pesquisa anterior. O mercado de rádio curitibano vem de alta em seus números na medição passada. Acompanhe este que é o primeiro trimestre cheio de 2019 (janeiro a março), no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Isoladas no topo

A 98 FM 98.9 (popular/hits) aparece novamente na liderança geral de audiência em Curitiba e região metropolitana, isso com base no índice obtido pela FM nos principais períodos da medição. Este é o terceiro resultado consecutivo que a 98 FM está na primeira colocação, rádio que reassumiu essa condição a partir do trimestre novembro/2019 a janeiro/2020.

Na sequência, a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) aparece na vice-liderança no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em outros períodos importantes da medição. A distância entre as duas primeiras colocadas na atual medição é menor do que o valor visto na pesquisa passada.

As duas FMs seguem sozinhas no topo do ranking, isso nos principais períodos da medição.

Sequência concorrida

A sequência do top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ainda conta com as rádios com índices bem próximos, porém menos do que na pesquisa anterior. Com isso, a Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo) passa a ficar um pouco mais isolada na terceira colocação geral, situação observada inclusive no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Caiobá FM 102.3 (popular/hits), rádio que vem de alta na medição passada, aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais. E a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) está logo na sequência, fechando o top 5 do rádio curitibano.

Mais destaques

A Clube FM 101.5 (popular/hits) continua na sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes da medição, cravando um índice muito próximo do número visto na pesquisa anterior.

Destaque para a Mundo Livre FM 93.9 (alternativa/rock), rádio que aparece agora de forma mais isolada na sétima colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos da pesquisa. Esta é a terceira medição consecutiva que a 93.9 FM se mantém nessa colocação.

A BandNews FM 96.3 (jornalismo/esportes) foi um dos principais destaques da pesquisa. A rádio ampliou a sua média de audiência na comparação com a medição anterior e ganhou uma posição no ranking geral de períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), agora estando em oitavo geral.

Líder em seu formato de programação, a Gospel FM 89.3 (religioso/gospel) aparece na nona colocação em audiência, estando isolada nessa condição.

Também é destaque a variação da Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-contemporâneo/esportes). A emissora completa o top 10 e apresentou a sua variação mais consistente de audiência desde a mudança de formato da emissora, processo ampliado em 2020. A FM de Curitiba segue o avanço visto nos índices da Transamérica em outras praças.

E, sendo novamente a rádio posicionada mais próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Rádio T FM 104.9 (popular/hits) também apresentou uma variação consistente em seu índice de audiência.

A partir de abril…

Há uma dúvida no mercado de como a ausência das entrevistas “face to face” vão impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media vai orientar as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.

A pandemia do novo coronavírus já impede desde o dia 20 de março que os pesquisadores saiam as ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 21 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

 

 

Fonte: tudoradio.com

Noticias do Mercado

  • 98 FM cresce de novo e se aproxima da líder Massa FM

    O mercado de rádio em FM da Grande Curitiba ampliou pela segunda vez consecutiva o seu volume de audiência em períodos gerais da pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media. A alta foi puxada pela melhora nos índices... Leia mais

    Em 27/08/2020
  • Massa FM e 98 FM disparam em audiência

    A capital paranaense acompanhou mais uma atualização geral dos dados da audiência FM, esta que é medida regularmente pela Kantar Ibope Media. O mercado viu os números a partir da última segunda-feira (13),... Leia mais

    Em 20/07/2020
  • Clube FM muda sua marca em Curitiba

    A Clube FM 101.5 de Curitiba, tradicional emissora do sul do país, conta com uma nova grade de programação a partir de hoje segunda-feira (15). Para a novidade a estação investiu em equipe e, na última semana,... Leia mais

    Em 15/06/2020